quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Goodfellas (1990)



Este post é quase que só para dizer que o blog não está morto. Estou com muito pouco tempo para ver os filmes, mas o projeto continua ativo.

Este filme eu vi há uns 3 ou 4 meses e acabei não postando. Gostei. Joe Pesci mereceu o seu Oscar por este filme. Claro que por conta do papel, mas ele consegue ser tão ou mais irritante que o caricato personagem "Leo Getz" de Máquina Mortífera.

Ray Liotta acaba encarnando uma versão um pouco mais moderna de O Poderoso Chefão, com uma diferença importantíssima: O personagem de Liotta começa o filme dizendo que sempre quis ser um gângster. Já o de Al Pacino reluta o quanto pode para assumir o papel do pai. Mas, quando assume, o faz com maestria absoluta.

Gostei bastante do filme e a nota 8.0 dele no IMDB é justa.

Bem, ainda não sei qual vai ser o próximo filme da lista. Assim que eu decidir/assistir eu aviso por aqui.

terça-feira, 29 de março de 2011

12 Angry Men


Logo depois de ver Inception (A Origem), que é o sétimo da lista (nota 8,9) emendei 12 Angry Men. Um clássico que teve uma refilmagem em 1957. É o oitavo na lista, com nota 8,9.

Este é um filme diametralmente oposto ao anterior. Enquanto o outro se baseia em um roteiro mirabolante, que depende de efeitos especiais (mas nem por isso ruim, que isso fique bem claro), 12 Angry Men se passa numa sala, ao redor de uma mesa.

Doze jurados precisam decidir qual o veredito de um julgamento de assassinato. O resultado parece óbvio, mas a decisão tem que ser unânime. O placar no início é de 11 x 1 para culpado. Aí começa a discussão e a argumentação para se atingir a unanimidade. Resumidamente, gostei muito.

Aliás, isso é uma coisa que tenho percebido nos últimos tempos. Tenho preferido filmes com roteiro elaborado a visuais e efeitos mirabolantes. Um outro exemplo disso é The Man from Earth, que é um filme fantástico, mas infelizmente não faz parte da lista dos 250.

Até o próximo. Ainda não decidi qual será.

A Origem


E aí? Caiu ou não caiu? Quem já viu, vai entender. Quem não viu, assista e depois pense no assunto.

Achei um filmaço. Pelo assunto e os resumos que eu tinha lido achei que filme tinha um enorme potencial para eu não gostar tanto, mas estava redondamente enganado. Apesar de ter um monte de efeitos especiais, o roteiro é muito bom.

A ideia de o tempo correr diferente em estágios diferentes foi fantástica. Bem, não vou entregar mais coisas sobre o filme para não penalizar quem não viu.

O próximo é 12 Angry Men (12 Homens e uma Sentença), o original, de 1957. P&B.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Poderoso Chefão II


Como falei no post anterior, o tempo para assistir um filme inteiro de 200 minutos de uma só vez não existe. Assim fui obrigado a ver em uns 15 capítulos, o que, certamente, prejudicou o andamento da história. Mas, mesmo assim foi um senhor filme. Achei um pouco "menos melhor" que o primeiro, mas, ainda assim, gostei muito.
O ritmo é muito diferente dos filmes atuais, com cenas mais longas e, aparentemente, uma preocupação em mostrar as reações dos personagens, sem pressa de acabar o filme. Isso o torna monótono? Não. Não achei.
Uma cena curiosa foi ver uma das pessoas mortas claramente respirando. Para não estragar nenhuma surpresa para quem eventualmente ainda não viu, digo que é uma mulher que está sangrando sobre uma cama. Só isso.
Bom, o próximo da lista é Inception (A Origem). Outro filme grande. Ele é o sétimo colocado na minha lista.
Durante esta semana ainda, vou postar a lista dos 250 filmes e a marcação de quais eu já vi.
Até a próxima

Projeto 250 - O início

Resolvi criar um blog específico para o Projeto 250. Assim as postagens não ficam misturadas com o meu blog pessoal http://guisfonseca.blogspot.com.

Abaixo está a postagem que deu início ao projeto. Sigam, comentem e divulguem se acharem interessante.

Postagem original do dia 02/02/2011

Durante as férias, que, infelizmente, já acabaram resolvi assistir o maior número possivel de filmes da lista dos "top 250" do IMDB (http://www.imdb.com/chart/top).

Para quem não conhece, o IMDB é um dos, senão o melhor, site de cinema que eu conheço. Os usuários podem dar notas para os filmes e através de alguns cálculos eles chegam à lista. Como a lista é atualizada constantemente, peguei como referência a do dia 23/01.

Em um levantamento inicial, vi que já vi 72 dos 250 filmes, mas pretendo ver todos de novo. Para alguém que gosta de cinema como eu percebi que há uma série de clássicos que eu nunca vi, como Cidadão Kane, O Poderoso Chefão só para citar alguns.

O primeirão da lista é "Um Sonho de Liberdade". Como eu o assisti recentemente, vou deixar mais para o fim da fila. Só posso dizer que é um filmaço sim e que o topo da lista é merecido. Pelo menos até agora.

Desde então, vi "Três Homens em Conflito", número 4 da lista e "O Poderoso Chefão", número 2 da lista. No momento estou assistindo o "O Poderoso Chefão 2". O filme tem 200 minutos e como não consigo ver muito mais do que meia hora por noite, devo demorar um pouco para terminar o filme.

Tendo mais novidades eu posto por aqui.